Nutrição

Por que é importante?

A alimentação adequada e a ingestão correta de nutrientes é capaz de equilibrar a fisiologia humana auxiliando na manutenção do peso ideal e regulação hormonal, chaves necessárias para o correto desempenho do corpo humano.

Uma alimentação saudável deve englobar os macro e micronutrientes como carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais em quantidade e qualidade suficientes de modo a suprir as necessidades nutricionais e metabólicas através de um plano alimentar individualizado.

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Estudos sugerem que o estado nutricional inadequado como excesso de peso ou desnutrição; hábitos alimentares desajustados; carências nutricionais e ingestão elevada de álcool influenciam de forma negativa na fertilidade podendo diminuir significativamente a qualidade do sêmen para homens e alterando o ciclo ovulatório em mulheres. Desta forma, é fundamental que intervenções nutricionais sejam realizadas de forma precoce após a avaliação da necessidade nutricional e prescrição de dieta individualizada.

As principais recomendações nutricionais

  • Priorizar o consumo diário de alimentos antioxidantes como cereais integrais, leguminosas, azeite, oleaginosas, frutas, verduras e legumes frescos (de preferência orgânicos);
  • Substituir alimentos refinados por integrais;
  • Diminuir o consumo de alimentos congelados, enlatados, processados, gorduras, açúcar, sal e temperos industrializados;
  • Ingerir no mínimo 2 litros de água ao dia;
  • Fazer boas escolhas alimentares e aderir à dieta individualizada de acordo com suas necessidades nutricionais.
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